Pessoas são um ativo fundamental no processo de geração de valor do Bradesco. A Organização está atenta a questões como atração e retenção de talentos, qualidade de vida dos funcionários, desenvolvimento e crescimento dos profissionais e geração de emprego e renda. Tanto que estabelece como meta figurar nos principais rankings elaborados por consultorias conceituadas em relação ao tema clima organizacional.
Um dos pilares das práticas de gestão de pessoas é a valorização interna. O ambiente de trabalho é pautado por uma cultura sólida e de grande valorização da carreira, garantindo igualdade de condições para que os profissionais se desenvolvam e ascendam hierarquicamente. São contratados, preferencialmente, profissionais que ocupem cargos iniciais e possam desenvolver-se para assumir posições superiores. A maioria dos cargos executivos e das funções intermediárias é preenchida por profissionais que ascenderam na Organização.
Essa possibilidade se materializa por meio do sistema de encarreiramento, com visão geral das oportunidades e habilidades individuais, de forma que desenvolva o profissional para assumir cargos superiores. Além disso, o recrutamento interno permite que os funcionários se candidatem a vagas divulgadas no portal e disponíveis no SAP, de acordo com o interesse pessoal.
É adotado ainda o Mapeamento de Competências, para identificar os talentos e as carências de cada funcionário. Com base no feedback fornecido pelo gestor, são definidas ações de desenvolvimento no âmbito do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
A totalidade dos funcionários da Organização tem liberdade de associação e está coberta por Convenção Coletiva de Trabalho. Além de garantir os direitos de associação, sindicalização e negociação coletiva, o Bradesco reconhece as sugestões dos profissionais para a melhoria dos processos internos.
Em relação a campanhas de sindicalização, o Departamento de Recursos Humanos as conduz com as entidades de classe respectivas, com oferta de infraestrutura e orientando os gestores internos.
A relação funcionário-Organização é marcada pelo respeito, pelo trato equitativo e pelas oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Além do equilíbrio entre remuneração e benefícios, o Bradesco promove iniciativas para melhorar o ambiente de trabalho, o que contribui com o comprometimento e o desempenho dos funcionários.
Um dos programas nesse sentido é o Viva Bem, conjunto de ações que visam contribuir para o bem-estar dos profissionais. A iniciativa abrange orientações e acompanhamento para uma gestação saudável, orientação nutricional e incentivo à prática de atividades físicas com foco na saúde e ampliação do conhecimento dos funcionários sobre o tema. Também são firmadas parcerias com academias de ginástica, salões de beleza, entre outras.
Por meio dos canais de comunicação, são abordados temas para que se mantenham as vitalidades física, mental e emocional. Os funcionários passam por exames médicos ocupacionais a cada 120 dias e exames complementares quando necessário, além de participarem de campanhas de vacinação.
Além disso, a Organização mantém duas ações de qualificação dedicadas a pessoas com deficiência: o Programa Bradesco de Capacitação Profissional com Ênfase na Educação Inclusiva, conduzido em parceria com a Fundação Bradesco, e o Programa de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência do Setor Bancário, da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
Os colaboradores também são incentivados a participar de ações institucionais organizadas pelo Programa Voluntários Bradesco, como o Dia Nacional de Ação Voluntária (DNAV) e o Voluntários Mais, ou a participar de ações voluntárias de forma independente.
Outro foco de atenção do Banco são a prevenção e o combate às práticas discriminatórias, com especial atenção ao fortalecimento das relações, à disseminação da cultura da igualdade e ao aprimoramento do fluxo de tratamento das denúncias.
Em 1943, ano de nossa fundação, surpreendemos ao inclinar a estratégia de atendimento ao pequeno comerciante, ao funcionário público e às pessoas de poucos recursos, ao contrário da tendência de mercado da época.
Nosso quadro de funcionários abrange a heterogeneidade do povo brasileiro. Somado à nossa crença no potencial de desenvolvimento das pessoas, temos um perfil único, comum a singular e estratégica atuação como Banco de Carreira, além da consequente sustentabilidade de nossos negócios e investimentos.
A valorização da diversidade está incorporada aos nossos Código de Conduta Ética, Política de Direitos Humanos, Política de Gerenciamento dos Recursos Humanos, Política de Diversidade e Inclusão e Política de Treinamento e Desenvolvimento. Eles norteiam relacionamentos na Organização, respondendo aos princípios do Pacto Global e de outros normativos internacionais em direitos humanos.
Nossa robusta governança de Diversidade e Inclusão, em sua mais alta instância, conta com o Comitê de Sustentabilidade e Diversidade da Organização Bradesco. O Comitê, composto por membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, é coordenado por um Diretor Vice-Presidente e tem a função de assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atribuições relacionadas ao fomento de estratégias sobre o tema, conciliando as questões de desenvolvimento econômico com as de responsabilidade socioambiental.
Formado por funcionários de diversas áreas da organização, o Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão ampara e fornece subsídios ao Comitê de Sustentabilidade e Diversidade, fortalecendo o tema nas atividades e negócios da Organização Bradesco.
Os Grupos de Afinidades de Gênero, de Acessibilidade, de Etnia e de Orientação Sexual e Identidade de Gênero são formados por funcionários que atuam de forma voluntária na discussão e proposição de ações sobre seus respectivos temas, que são reportados ao Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão, do qual seus coordenadores são parte.
Inserida no Departamento de Recursos Humanos, conectando os grupos de afinidade e de trabalho, catalisando transformações e gerenciando iniciativas que zelam pela representatividade em nosso quadro funcional, a área de Gestão da Diversidade é um importante instrumento na promoção da real inclusão, para que as pessoas possam realizar seu pleno potencial, em um ambiente de respeito e acolhimento.
Disponível a todos os funcionários da Organização desde 2012, o Treinet Diversidade inaugurou nossas soluções de aprendizado que abordam especificamente o tema. Atualmente, soluções como "Diversidade como Estratégia de Liderança" e "Diversidade a favor das relações" levam a seus participantes a oportunidade de conhecer e refletir a respeito das relações, além de sensibilizar, mobilizar e conscientizar sobre a importância da diversidade e inclusão e promover um olhar mais empático sobre as pessoas.
Salário e Remuneração de Homens e Mulheres
Categoria Funcional
|
Razão salário homens e mulheres
|
Nível Executivo (apenas salário base)
|
0,98
|
Gerência (apenas salário base)
|
0,86
|
Gerência (salário base + outros incentivos monetários)
|
0,84
|
Nível Não-gerencial
|
0,92
|